Quem Somos

É com grande satisfação que estamos aqui para apresentar a equipe de enfermeiros pesquisadores, mestres e doutores da Universidade Federal do Paraná, membros do grupo de pesquisa TIS – Tecnologia e Inovação em Saúde e do Laboratório de Tecnologia, Inovação, Informação e Comunicação em Saúde – LATIICS.

Nossa equipe é composta por profissionais capacitados e dedicados, com experiência na área da enfermagem e profundo interesse na promoção de avanços no campo da saúde por meio da tecnologia da informação.

Nosso grupo de pesquisa tem como objetivo principal explorar e desenvolver soluções inovadoras no uso da tecnologia social melhorando a qualidade de vida e do cuidado em saúde. Acreditamos que a integração adequada de tecnologias da informação e comunicação (TIC), pode trazer benefícios significativos, tanto para profissionais de saúde quanto para pacientes.

Acreditamos que a colaboração multidisciplinar é essencial para o avanço da pesquisa em tecnologia da informação em saúde. Por isso, nosso grupo também trabalha em parceria com profissionais de outras áreas, como engenharia, designer, ciência da computação e medicina, buscando integrar diferentes perspectivas e conhecimentos.

Além das atividades de pesquisa, também estamos empenhados em compartilhar nossos conhecimentos por meio de publicações científicas, participação em congressos e eventos, bem como na orientação de estudantes de graduação e pós-graduação interessados em pesquisas na área da tecnologia e inovação em saúde.

Estamos entusiasmados com o potencial desta tecnologia social, para revolucionar a forma como a saúde é gerenciada e cuidada. Acreditamos que nossos esforços nas pesquisas contribuirão para o avanço da enfermagem e para a melhoria da saúde da população.

Agradecemos pela oportunidade de apresentar nosso grupo de pesquisa TIS – Tecnologia e Inovação em Saúde. Estamos à disposição para qualquer dúvida ou colaboração.

Muito obrigado!

Dra. Leticia Pontes – http://lattes.cnpq.br/7537464798510987

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso , Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas e Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente é Professora Associada e Pesquisadora da Universidade Federal do Paraná. É membro do Grupo de Pesquisa Tecnologia e Inovação em Saúde e do Laboratório de Tecnologia, Inovação, Informação e Comunicação em Saúde. Atua na Graduação e Pós Graduação. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Transplante de Medula Óssea, Enfermagem em Hematologia e pacientes críticos, atuando principalmente nos seguintes temas: transplante células-tronco hematopoiéticas, enfermagem, cuidado, aprendizado, formação de profissionais de saúde, empatia, desenvolvimento de tecnologias para a assistência e educação na saúde.

Dra. Mitzy Tannia Reichembach – http://lattes.cnpq.br/0918249570452295

Graduação em Enfermagem (PUC-PR), Mestrado em Educação(PUC-PR) e Doutorado em História (UFPR). Professora Associada do Departamento de Enfermagem, cursos de Doutorado, Mestrado e Mestrado Profissional do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Vice Coordenadora do Programa de Pós Graduação Pratica do Cuidado em Saúde-Mestrado Profissional; É líder do Grupo de Pesquisa Tecnologia e Inovação em Saúde e do Laboratório de Tecnologia, Inovação, Informação e Comunicação em Saúde. Editora Associada da Revista Brasileira de Enfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Fundamentos de Enfermagem, tendo realizado estudos nas temáticas: Tecnologia e Inovação em Saúde, Prática Baseada em Evidencias, Pesquisa Clinica e Avaliação de Tecnologia em Saúde, com destaque para a área de infecção relacionada ao atendimento à saúde de indivíduos submetidos a terapia de alta complexidade, terapia intravenosa e medicamentosa, e segurança do paciente. Coordenadora e Orientadora de PESQUISAS CLINICAS em Saúde e Enfermagem. Contemplada Edital Universal MCTI/CNPq Nº 14/2013. Contemplada Edital 27/2016 Acordo CAPES/COFEN . Contemplada Edital nº28/2019 Acordo CAPES/COFEN.

Esp. Anderson Ferrari da Silva Cera – http://lattes.cnpq.br/2642019673444749

Possui graduação em ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA pela Fundação Educacional de Fernandópolis (2005). Atuante em enfermeiro assistencial a pacientes em UTI, Ala Cirurgica, emergência, clinica médica e centro obsterico. Atuou como enfermeiro assistencial da atenção primária a saúde, na coordenação de Unidade de Saúde atuando em todos os programas existentes da atenção primaria a saúde: imunização, hiperdia, PHPN, SIAB entre outros. Atualmente é enfermeiro assistencial coordenador de Epidemiologia, Imunização e Saúde do Trabalhador da Prefeitura municipal de Entre Rios, desenvolvendo assistência a paciente acometidos por doenças infecto contagiosas, dengue, meningite, tuberculose, hanseníase e entre outras, inspeção e apoio a empresas na VISAT (vigilância a saúde do trabalhador) Realização de Projetos em vigilância em saúde. Operador de sistemas como: SIM, SINASC, SINAN, SI-PNI entre outros. Atuante como Enfermeiro assistencial e do Trabalho da Policlínica RCS – Medicina do Trabalho em Entre Rios – BA, desenvolvendo toda Assistência a colaboradores e pacientes na realização de exames complementares tais como: Eletroencefalograma, Eletrocardiograma, Triagem /visual, MAPA, HOLTER, Espirometria e pequenas Cirurgias. Apoio e realização de Gestão em Saúde através de PCMSO, PPRA, PPP, CAT, Relatório Anual de PCMSO. Pós Graduado em UTI pela Faculdade São Camilo São Paulo – SP, pós graduação em Gestão de Programa de Saúde da Família pela FIJ-RJ, Pós Graduado em Enfermagem do Trabalho pelo Grupo Uninter – IBEPEX, Curitiba – PR (com Títulos Registrados). Atuou como Enfermeiro de UTI/Ala Cirúrgica no Hospital Estadual João Paulo II de São Jose do Rio Preto – SP, desenvolvendo toda Assistência direta a pacientes. Atua como Enfermeiro da EBSERH/ lotado no Hospital de Clínicas de Curitiba, no STCTH Transplante de Medula Óssea, onde atualmente atua na QTAR quimioterapia de Alto Risco Discente Mestrado Profissional Praticas do Cuidado em Saúde/ Enfermagem pela UFPR 2022 a 2024.